Direitos Humanos e Desigudades; Empreendedorismo Negro; Debates e análises comparativas da eficácia de intervenções políticas destinadas a reduzir a desigualdade econômica, racial e étnica (por exemplo: Índia, Brasil, Estados Unidos, China e África do Sul). Comunicações que abordem os problemas de corrupção política e desenvolvimento desigual. Políticas inovadoras destinadas ao combate às desigualdades econômica, racial e étnica: baby bonds, políticas de garantias de emprego, políticas destinadas aos pequenos produtores quilombolas, comércios de microempreendedores/as negros/as nas regiões metropolitanas e no meio rural; políticas de renda mínima garantida, envolvendo jovens negros moradores de rua e coletores/catadores de materiais recicláveis. As desigualdades socioeconômicas e os tipos de violências que exterminam jovens negros.
Debates e análises de ações de equiparação para desigualdades ambientais. Políticas, ações e estratégias para povos e comunidades tradicionais em relação aos seus territórios. Possibilidades e adequações para conservação e manutenção dos territórios. Saberes tradicionais no uso e manuseio de recursos naturais nos territórios e políticas de regularização de territórios e conservação e acesso às fontes de água. Ações e práticas para a qualidade de vida nos territórios do campo. Debates acerca das situações de práticas culturais nas cidades: cultivos, preservação, saberes acerca do uso de ervas medicinais por comunidades de matrizes africanas. Políticas federais, estaduais e municipais de preservação ambiental por meio de reservas e parques: análises de experiências de exclusão e inclusão de povos e comunidades tradicionais nessas políticas.
Pesquisas e estudos relacionados às consequências a longo prazo da pobreza persistente e desigualdades no acesso aos sistemas de saúde de qualidade entre populações de baixa renda, grupos étnicos e minorias raciais. Causas e consequências das desigualdades no acesso aos cuidados de saúde e sistemas alternativos de prestação de cuidados de saúde. Análise de políticas públicas destinadas ao combate a problemas de saúde específicos da população negra. Análises e debates de casos de racismo no tratamento à população negra no sistema público e privado de saúde. Saberes tradicionais e práticas culturais relacionadas ao tratamento alternativo a problemas de saúde em comunidades negras: análise de casos a partir da dança, música e esportes.
Formação de Liderança; Projetos e/ou análises de ações e formações na Educação Básica dirigidas à temática da Promoção da Igualdade Racial. Práticas e ações da gestão para o Ensino Fundamental e Médio para a temática da Promoção da Igualdade Racial: garantias de políticas de reparação para afro-brasileiros; ações afirmativas; políticas de acesso e permanência ao Ensino Superior. Identidades etno-raciais e atuação política dos movimentos negros no enfrentamento ao racismo, à discriminação e às desigualdades raciais. Atuação de movimentos negros nas mudanças das políticas de ensino superior, no emprego público e nas ações afirmativas baseadas em contratação ou serviços realizados por grupos minoritários. Educação no campo, nos territórios de povos e comunidades tradicionais e suas repercussões nos sistemas de ensino. Educação e patrimônios culturais dos descendentes de africanos nas américas. Jovens negros na diáspora, acesso a educação escolar.
Universidade Federal do Espírito Santo
Campus de Goiabeiras
Av. Fernando Ferrari, 514
Goiabeiras, Vitória, Espírito Santo, Brasil
+55 (27) 4009 2957
seminarioneabufes@gmail.com
facebook.com/neabufes
Universidade de Minnesota
Humphrey School of Public Affairs
217 Humphrey Center
301 19th Avenue South
Minneapolis, MN 55455, USA
+1 (612) 626 8093
rwilkins@umn.edu
facebook.com/HumphreySchool/