Expertise: mercados de trabalho acadêmicos; avaliação de programas anti-racismo; experimentos de campo medindo percepções racializadas ; compras governamentais e contratação; a desigualdade de renda na China e a economia de incapacidade na China e nos Estados Unidos; análise de política microeconômica; modelagem de empresas de negócios desfavorecidos (DBE) e programas emergentes de pequenas empresas (ESBE); remédios de raça neutra; disparidades raciais no afogamento e natação competitiva e no desempenho acadêmico; mão de obra de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Samuel L. Myers Jr. é o professor Roy Wilkins de Relações Humanas e Justiça Social e dirige o Centro Roy Wilkins para Relações Humanas e Justiça Social. Ele é especialista nos impactos das políticas sociais sobre os pobres. Myers é pioneiro no uso de técnicas econométricas aplicadas para: examinar as disparidades raciais no crime, detectar discriminação ilegal nos mercados de crédito, avaliar os impactos do bem-estar na estabilidade da família, avaliar a eficácia das transferências governamentais na redução da pobreza, determinar os impactos do preço dos alimentos nas comunidades de baixa renda, detectar disparidades e discriminação nas contratações governamentais. Ele é uma autoridade nacional na metodologia da condução de estudos de disparidade e serviu como testemunha especializada no caso federal inovador de GEOD vs New Jersey Transit (3º Circuito de Apelações). Ele é co-fundador do Consórcio Colorado Disparity Study Consórcio, que regularmente fornece assistência técnica aos departamentos estaduais de transporte, autoridades aeroportuárias e agências de trânsito locais. Myers é ex-presidente da principal organização de analistas de políticas, a Associação de Políticas Públicas e Gestão (APPAM). Ele também serviu como presidente da National Economic Association (NEA). Ele atuou no comitê executivo da Rede de Escolas em Políticas Públicas, Assuntos e Administração. Ele é ex-presidente da National Science Foundation (NSF), Comitê de Igualdade de Oportunidades em Ciência e Engenharia (CEOSE); membro do conselho do Consórcio Interuniversitário de Pesquisa Política e Social (ICPSR); e membro do Comitê Consultivo de Política Econômica, Centro Conjunto para Estudos Políticos e Econômicos.
Seus membros atuais ou antigos do conselho incluem: Catholic Charities of Minneapolis / St. Paulo; a escola de Breck, Minneapolis; e a Catholic Community Foundation, Arquidiocese de St. Paul / Minneapolis. Faz parte dos conselhos editoriais do Journal of Policy Analysis e Management and Social Science Quarterly . Anteriormente, atuou nos conselhos editoriais do Southern Economic Journal, Review of Black Political Economy e Review Review. Myers consultou a Comissão Nacional de Política de Emprego; Academia Nacional de Ciências; Comissão de Direitos Civis dos EUA; Escritório Geral de Contabilidade dos EUA; e Comitê do Congresso dos EUA sobre o Judiciário, Subcomitê de Crime; e serviu como economista sênior da Comissão Federal de Comércio. Anteriormente, atuou no conselho consultivo acadêmico do Fórum Nacional para Administradores Públicos Negros e do conselho de diretores do Conselho Nacional de Estudos Negros. Ele é um membro eleito da Academia Nacional de Administração Pública. Durante o ano acadêmico de 2008-2009, foi bolsista da Fulbright com a Academia Chinesa de Ciências Sociais em Pequim. Sua pesquisa na China examina a desigualdade de renda étnica, a reforma educacional e as políticas de deficiência. Ele mantém uma afiliação com a Academia Chinesa de Ciências Sociais, Instituto de Etnologia e Antropologia, Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social, retornando a Pequim trimestralmente.